quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Backspacer [2]

Logo em um dos primeiros posts do blog eu disse que faria uma resenha sobre o novo álbum do Pearl Jam, o Backspacer caso tivesse saco ou me lembrasse de fazer. Pois bem, hoje decidi ouvir novamente o cd e acabei lembrando disso. Então vamos lá, música por música dando para cada uma nota de 1 a 10:

1-Gonna See My Friend

Música divertida e animada, uma boa escolha para começar um álbum como esse que pretende ser um cd rápido (ele tem duração em torno de 37 minutos e alguma coisa). Uma música que certamente daria certo ao vivo. Nota 6,5.

2-Got Some

Primeira música que eu ouvi desse álbum (provavelmente a primeira música que a maioria das pessoas ouviram) por ter sido tocada por eles num programa do qual não lembro o nome. Essa música é uma das melhores do álbum. Lembra muito o Riot Act, antepenúltimo álbum de estúdio da banda e também um dos melhores da fase mais recente do Pearl Jam (competindo talvez com o próprio Backspacer). A bateria nessa música é extremamente criativa, uma das melhores feitas pelo Matt Cameron no Pearl Jam. Nota 8,5.

3-The Fixer

Primeiro single da banda e também uma das melhores do álbum na minha opinião. Tem um clima bem divertido e é pegajosa com o vocal arrastado e os "yeah yeah yeah" do refrão. É uma música bem direta como a maioria do álbum com uma pequena mudança mais pro meio da música antes de retornar para mais um refrão. Tem uma letra bem "bobinha" mas que é muito legal. Nota 8.

4-Johnny Guitar

Outra boa música, também divertida e direta. Achei ela um pouco estranha, não sei porque. Letra um pouco diferente do comum do Pearl Jam. Vocal muito bom, a letra encaixou perfeitamente na melodia toda. Mais uma vez Matt Cameron demonstra criatividade em uma intro bem simples e divertida na bateria. Nota 7.

5-Just Breathe

Uma das músicas mais bonitas do álbum. Violão lindo, arranjo muito legal com violinos, um baixo bem simples e presente, vocal muito legal, letra linda. Lembra muito a carreira solo do Eddie Vedder, por isso de inicio fiquei com um pé atrás com essa música, não quero que ele misture as coisas, apesar de eu gostar da carreira solo dele. Mas agora vejo que foi besteira, é uma ótima música realmente. Nota 7,5.

6-Amongst the Waves

Uma das músicas preferidas do pessoal pelo que eu vejo nas comunidades do Orkut. Todo mundo elogia muito ela. Eu achei bem boa mas não a melhor do álbum, certamente. Uma das poucas músicas que tem solo, coisa que faltou nesse cd. Solo simples e bom. Nota 7,5.

7-Unthought Known

Essa sim é a melhor do álbum! Simplesmente perfeita! Uma das melhores músicas feitas pelo Pearl Jam, daquelas que me emocionam toda vez que eu ouço. Mesmo se todas as músicas desse cd fossem ruins ele valeria a pena só por ela. Música linda com vários momentos, passando de uma coisa mais feliz e calma para algo mais "pesado" e direto. A guitarra do começo lembra bastante Wishlist, música do álbum Yield (um dos melhores). Letra muito legal também! Nota 10.

8-Supersonic

Uma palavra pra definir essa música: punk. Lembra muito Ramones por ser algo direto e divertido. Uma boa música. Tem uma quebrada pelo meio da música seguida por um solo rápido e simples. Nota 6.

9-Speed of Sound

A primeira vez que ouvi essa música se não me engano foi com o Eddie Vedder cantando ela só violão e voz. Logo pensei "mais uma que parece carreira solo dele". Me enganei. Quando ouvi a versão de estúdio me surpreendi. Ritmo legal (mais uma vez a bateria me impressionou), arranjo bonito com piano/teclado bem presentes, inclusive com um pequeno solo do que acredito ser um teclado (bem estranho, diga-se de passagem). Boa música. Nota 7,5.

10-Force of Nature

Uma das quatro melhores do álbum (junto com Got Some, The Fixer e Unthought Known, claro). Guitarra base lembrando um pouco I Believe in Miracles do Ramones. Piano bem presente (Boom Gaspar arrasando!) e vocal que me faz lembrar músicas dos anos 80, não sei porque. Nota 9.

11-The End

Essa sim combina com a carreira solo do Eddie Vedder: violãozinho, voz, alguns violinos ao fundo. Bem simples. Legal até. A que o pessoal menos gostou segundo enquete no Orkut. Nota 5,5.

Nota geral pro álbum: 7,5

Um dos melhores álbuns lançados atualmente pelo Pearl Jam, bem melhor que o Abacatão (que tem esse apelido por causa da capa), álbum lançado em 2006 e que certamente é o pior (menos melhor) álbum da banda. Supera o Riot Act (2002) que é um álbum que eu gosto muito.
Ah sim, a capa do Backspacer é muito legal! Certamente um álbum que eu tenho que comprar.




Ouvindo Foo Fighters-Sister Europe

Nenhum comentário: